Escolher presentes nem sempre é uma tarefa fácil, além das preocupações corriqueiras do “será que ela vai gostar?” A criançada pede mais atenção em questões de segurança. Confira quais brinquedos e objetos são mais adequados para cada faixa etária e acerte na escolha do presente.

0 a 2 anos:

Nos primeiros anos de vida, os cuidados com a escolha dos presentes devem ser maiores. É recomendado que seja dada preferência a brinquedos coloridos, musicais, laváveis, de textura variável e que estimulem o desenvolvimento das percepções táteis, auditivas, visuais e psicomotoras.

2 a 4 anos:

Artigos que estimulam a coordenação são bem-vindos nessa fase, já que a partir dos dois anos as crianças já têm mais firmeza nos movimentos e distinguem tamanhos e proporções dos objetos. Recomenda-se triciclo, baldinhos para brincar na areia, cavalinhos, brinquedos de montar e desmontar, cubos, massa de modelar (sob a supervisão e a interação de um adulto).

4 a 7 anos:

Nesta fase, as massinhas e os blocos de encaixe ainda fazem sucesso. Casinhas, cidadezinhas, casa de bonecas, bonecas pequenas, animaizinhos, carrinhos em miniatura, postos de gasolina, patinete e alguns jogos de tabuleiro com regras mais simples, além de jogos de cartas, livros de histórias infantis e livros de charadas.

8 a 12 anos:

Nesta idade, as crianças já estão mais velhas e, hoje em dia, é comum que elas demonstrem interesse em jogos eletrônicos, celulares e tablets. Fora desse universo, você pode optar por presentear com itens que desafiem a criança: jogos de tabuleiro, quebra-cabeças com muitas peças, jogos de cartas.