Sabe aquelas histórias que vovó contava e que elas já tinham ouvido de suas avós? Todos estes mitos, canções, ritmos, danças, festas, crendices, brincadeiras são conhecidos como folclore! E no dia de hoje nós celebramos essas manifestações da nossa cultura para lembrarmos a importância de preservar nossas tradições e aprendermos importantes ensinamentos.

É importante os papais reviverem junto com seus filhos essas histórias que são parte da cultura e identidade do nosso país. Nosso folclore é muito rico e existe uma quantidade sem fim de personagens que fazem parte de lendas que foram difundidas durante séculos. Algumas das figurinhas que valem a pena conhecer as histórias nós listamos abaixo com uma breve descrição para despertar a curiosidade dos pequeninos e dos papais também!

– Lobisomem: homem que se transforma em lobo durante a lua cheia;
– Boto Cor-de-Rosa: sua lenda conta que durante as noites de lua cheia, o boto se transforma em um rapaz muito bonito, sedutor e inteligente;
– Caipora: essa é a história de um ser mitológico que protege a todo custo nossas florestas;
– Saci-Pererê: um dos personagens mais famosos de nosso folclore é um menino de pele negra, que está sempre de gorro vermelho e anda por aí pulando numa perna só, protegendo ervas medicinais e plantas.

Gostou deste resumo? Ainda temos muitas outras histórias que precisam ser perpetuadas e nunca esquecidas, cultivadas em nossa tradição como um tesouro da cultura brasileira!

Deixe uma resposta